Quarto para estudantes: 4 opções a ponderar

Quatro soluções para encontrar um quarto para estudantes

Residências de estudantes públicas e privadas e o arrendamento são as opções mais comuns para encontrar um quarto para estudantes deslocados. Conheça os prós e os contras de cada uma destas soluções

Alguns estudos apontam para a existência de 120 mil estudantes deslocados em território nacional e que necessitam de encontrar uma solução de alojamento. Para muitas famílias este é um caminho complexo e financeiramente desafiante. Como podem então famílias contornarem esta dificuldades e encontrar um quarto para estudantes?

Entre as principais opções de alojamento para estudantes, encontramos as seguintes:

1. Residências universitárias públicas

São residências geridas pelas próprias universidades e os alunos bolseiros têm prioridade no acesso às vagas disponíveis. Esta é uma solução de alojamento muito procurada pelas famílias devido aos preços mais económicos. Os interessados nesta solução de alojamento deverão apresentar a sua candidatura junto dos Serviços de Ação Social da sua universidade.

2. Residências privadas

Têm surgido projetos imobiliários focados no desenvolvimento de residências privadas para estudantes, sobretudo em Lisboa e no Porto. Com diversas modalidades – quartos para estudantes, estúdios e apartamentos –, estas residências disponibilizam um conjunto de serviços comuns (ex: wi-fi, ou salas de estudo). No entanto, os preços refletem a elevada qualidade deste tipo de alojamento.

3. Alojamento universitário solidário

Algumas universidades criaram projetos sociais que pretendem dar uma resposta a dois desafios: por um lado, a falta de alojamento para os estudantes com maiores dificuldades económicas, por outro, combater o problema da solidão dos idosos. No âmbito destes projetos, os estudantes podem ficar a morar nas casas dos idosos, a custo zero. Como contrapartida, os estudantes fazem companhia aos idosos e apoiam-nos na realização de algumas tarefas. Porto, Évora e Santarém são algumas das cidades com iniciativas de alojamento universitário solidário.

4. Arrendamento

Face à escassez de camas nas residências, a maioria dos estudantes deslocados opta pelo arrendamento de um quarto ou de um apartamento. Mas algumas associações de estudantes têm alertado para a forte subida dos preços no mercado de arrendamento, o que constitui um entrave para os estudantes com maiores carências económicas. Por exemplo, o valor médio da renda de um quarto para estudantes em Coimbra aumentou 10%.

Para os estudantes deslocados que ainda não encontraram uma casa, o primeiro passo a dar é consultar à área dos serviços de ação social da universidade para perceber, não só como pode candidatar-se a uma vaga numa das residências públicas, mas também para conhecer outras alternativas de alojamento para estudantes que possam existir, bem como outros apoios que podem obter (ex: complemento de alojamento).

Comprar casa: faz sentido?

Tendo em conta o atual momento de subida das taxas de juro e de perda de poder de compra dos consumidores por via da inflação, comprar uma segunda casa para garantir um alojamento para um filho estudante não é uma opção viável para muitas famílias. Mas pode fazer sentido em algumas situações, nomeadamente:

  • No caso das famílias com maior folga financeira (com capitais próprios para investir na compra de uma casa ou com capacidade para suportar um crédito à habitação).
  • Caso a compra de uma casa represente encargos mensais inferiores aos custos associados ao arrendamento de uma casa.
  • Para quem privilegie a privacidade e prefira ter um espaço próprio: recorde-se que muitos dos alojamentos para estudantes são quartos ou apartamentos partilhados com outros universitários.
  • Quem tenha uma perspetiva de investimento de longo prazo: por exemplo, uma família poderá comprar uma casa com o objetivo de vendê-la mais tarde e, desta forma, obter mais-valias. Ou então, poderá optar por colocá-la no futuro no mercado de arrendamento, funcionando assim como uma fonte de rendimentos prediais.

Se está neste momento à procura de uma casa, seja para habitação própria e permanente ou para habitação secundária, conte com a Twinkloo para apoiá-lo na missão de encontrar o melhor crédito à habitação para o seu caso.

LIGUEM-ME
GRÁTIS