Compensa amortizar o Crédito Habitação? A Twinkloo explica

O Crédito Habitação é, por norma, a dívida mais pesada que as famílias suportam ao longo da sua vida. Afinal, trata-se de um encargo que é pago em prestações mensais ao longo de várias décadas. Assim, para diminuir o peso que esta dívida tem nos orçamentos familiares, muitas pessoas optam por amortizar parcialmente o seu empréstimo quando têm algumas poupanças disponíveis. Veja com detalhe se compensa ou não amortizar o Crédito Habitação.

Quando pode amortizar o Crédito Habitação?

Segundo as informações que constam no Portal do Cliente Bancário, do Banco de Portugal, os consumidores podem em qualquer momento do contrato de Crédito Habitação amortizar, em parte ou na totalidade, o capital em dívida.

Idealmente, deverão fazê-lo “na data que coincide com o pagamento da prestação e avisar a instituição de crédito, com pelo menos sete dias úteis de antecedência, de que vai proceder a esse reembolso”, é possível ler-se no Portal do Cliente Bancário. Após amortizar o Crédito Habitação, o valor da prestação mensal irá baixar, uma vez que o capital em dívida diminui.

Exemplo:
Um Crédito Habitação no valor de 100 mil euros, a pagar em 30 anos, com uma TAN de 1%, tem associada uma prestação mensal de 321,64 euros. Se ao fim de 10 anos, o consumidor decidir amortizar parcialmente o seu Crédito Habitação em 15 mil euros, o valor da prestação descerá para os 252,65 euros (assumindo que a taxa de juro se mantém inalterada).

Em vez de usufruir de uma prestação mais baixa, a amortização antecipada pode traduzir-se também numa redução do prazo do empréstimo. Poderá solicitar esta opção junto do seu banco, mas este pedido implica uma renegociação do contrato de crédito. Assim, tem de haver um acordo entre o cliente e a instituição de crédito.

amortizar o Crédito Habitação

Tome nota das comissões associadas à amortização antecipada

Se está a pensar em utilizar parte das suas poupanças para amortizar o seu Crédito Habitação, lembre-se de que está, então, sujeito ao pagamento de uma comissão, que depende da taxa de juro.

Nos contratos com taxa de juro variável

A comissão cobrada pode ir até 0,5% do capital reembolsado. Por exemplo, uma amortização de 15 mil euros num Crédito Habitação de 100 mil euros significa que a comissão cobrada pelo banco pode ir até aos 75 euros (0,5% x 15.000).

Nos contratos com taxa de juro fixa

Neste caso, a comissão cobrada pode ir até 2% do capital reembolsado. Dessa forma, uma amortização de 15 mil euros num empréstimo de 100 mil euros de taxa fixa, pode ter uma comissão até aos 300 euros.

O enquadramento normativo prevê, no entanto, algumas situações em que os consumidores ficam isentos de pagar esta comissão ao amortizar o Crédito Habitação. Isto acontece quando o motivo do reembolso antecipado do crédito for a morte, o desemprego ou a deslocação profissional de um dos titulares do empréstimo.

Aproveitar a "folga" dos juros baixos no Crédito Habitação

Com as taxas de juro tão baixas como estão atualmente, muitas famílias conseguiram ver a sua prestação da casa baixar consideravelmente nos últimos anos. Assim, a “folga” obtida pode ser canalizada para diversos fins:

  • Consumo;
  • Poupança;
  • Amortizar dívidas.

Afinal, como sabemos que o atual ciclo de baixas taxas de juro irá, em algum momento, inverter, o ideal será as famílias prepararem já os seus orçamentos para quando as taxas de Euribor começarem a subir. Pois bem, essa preparação poderá ser feita pela constituição de uma poupança, uma espécie de almofada financeira, para ser utilizada quando as prestações mensais começarem a aumentar. A poupança deverá estar investida num produto financeiro que tenha uma remuneração acima da taxa de juro do Crédito Habitação.

Em alternativa, poderá ir já amortizando aos poucos o capital em dívida do seu Crédito Habitação. Dessa forma, estará a diminuir o capital em dívida e a baixar os encargos com os juros do empréstimo.

Faça as contas e simule

Para perceber as vantagens que pode obter ao amortizar o Crédito Habitação faça uma simulação. Aliás, o Portal do Cliente Bancário tem disponível um simulador de amortização de Crédito Habitação para esse efeito.

Se pretende negociar o seu empréstimo ou se procura a melhor solução de Crédito Habitação, a Twinkloo é o parceiro ideal.

LIGUEM-ME
GRÁTIS