Sabe como deve renegociar o Crédito Habitação?

As condições do Crédito Habitação não importam só quando está a decidir a entidade financeira à qual vai pedir um empréstimo para comprar uma casa. Se pensava que sim, temos (boas) notícias para si. Ora, tendo em conta as flutuações que podem existir na economia, é possível que depois de alguns anos lhe seja vantajoso analisar as suas condições e renegociar o Crédito Habitação.

Porém, há custos associados, pelo que terá muita pesquisa e muitas contas que deve fazer. Mas também aqui temos boas notícias, a Twinkloo pode ajudá-lo nesta tarefa. Para já, fique a conhecer as questões a que deve estar atento.

Anote as suas condições de crédito

Em primeiro lugar, deve saber quais são as suas condições atuais. Que spread lhe ofereceu o banco? Além disso, tem produtos associados? E qual é a sua TAEG?

Pesquise e simule

Depois de anotar os seus encargos, está na altura de fazer uma pesquisa e de perceber como está o mercado. Atualmente, a situação económica mundial fez com que o spread e as taxas de juro caíssem bastante, o que está a favorecer os clientes.

Além dessa informação sobre os valores gerais que se estão a praticar, não se esqueça de usar um simulador de Crédito Habitação. Só assim irá perceber o que os bancos estão realmente a oferecer tendo em conta as suas características particulares (montante em dívida, prazo do crédito, tipo de taxa, etc.). Ou seja, que benefícios reais pode ter se renegociar o Crédito Habitação.

renegociar o Crédito Habitação

Analise e compare

Na prática, é tempo de fazer contas e comparar o que está a pagar com o que outras entidades bancárias estão a oferecer. Embora um spread mais baixo – por exemplo, de menos de 2% – possa ser vantajoso, deve mesmo comparar a totalidade das condições. Ou seja, não contabilize apenas o spread, pois por vezes o facto de ser mais reduzido pode querer dizer que terá de aceitar produtos financeiros associados, como um cartão de crédito ou seguros de saúde.

Esteja atento ao valor total

Assim, os indicadores a que deve estar atento para ter uma noção do valor global e perceber se existem ou não vantagens em renegociar o Crédito Habitação são:

Renegociar o Crédito Habitação

Depois de analisar o mercado, simular, fazer contas e comparar, tem todos os dados de que precisa para renegociar o Crédito Habitação. Isto é, está na hora de falar com o seu banco.

Em princípio, a entidade bancária não vai querer perder o cliente, pelo que certamente poderá rever o seu empréstimo. Contudo, uma revisão significa perda de dinheiro para o banco, pelo que o facto de ir munido de todas as informações não lhe garante que consiga os valores que esperava. Por isso, é importante que, ao receber uma nova proposta, volte a fazer contas para perceber se é vantajosa.

Transferência de Crédito Habitação

E se não conseguir renegociar o Crédito Habitação? Talvez o seu banco não tenha conseguido rever as condições ou a oferta não fosse vantajosa. Neste caso, pode estudar a possibilidade de pedir a transferência do crédito para outra entidade financeira. Aqui, deve analisar a TAEG oferecida. Peça a FINE ao banco, que inclui todas as condições, e compare com a sua TAEG atual.

No entanto, não se esqueça de que este processo acarreta bastantes custos. Dessa forma, é preciso incluí-los na equação para saber se realmente compensa. Entre outros, considere que pode ter de pagar:

Renegociar o Crédito Habitação pode significar uma poupança de milhares de euros até ao final do contrato. Porém, não há dúvida de que dá bastante trabalho. Na Twinkloo, ajudamos em todo o processo de intermediação de crédito, desde a pesquisa até à negociação, garantindo que tem toda a informação para fazer a melhor escolha.

LIGUEM-ME
GRÁTIS