Crédito para casas sustentáveis: como funciona e quais as vantagens?

Crédito à habitação para casas sustentáveis: 4 perguntas e respostas

Alguns bancos disponibilizam linhas de crédito à habitação com condições mais vantajosas para aquisição de casas sustentáveis. Isto é: habitações com um elevado nível de eficiência energética. Saiba como funcionam estas linhas de financiamento e quais os seus principais benefícios.

A sustentabilidade social e ambiental é um tema que está na ordem do dia, tanto para as empresas como para os consumidores. Como reflexo desta maior consciencialização de que todos os setores de atividade precisam de contribuir para a descarbonização e a economia de recursos, os bancos têm vindo a alargar a sua oferta de produtos financeiros “verdes” e nesta oferta destaca-se o crédito à habitação para a compra de casas sustentáveis.

O objetivo é incentivar os cidadãos a optarem por casas que sejam muito eficientes do ponto de vista energético ou a investirem na maior eficiência energética das suas habitações. O ambiente agradece e as famílias conseguem poupar alguns custos no seu crédito à habitação.

Descubra, de seguida, quais os principais benefícios associados a estas linhas de crédito.

Crédito à habitação para casas sustentáveis: 4 perguntas e respostas

Num momento em que os custos associados ao crédito à habitação permanecem elevados – devido à escalada das taxas Euribor verificada em 2022 e 2023 – todas as bonificações são bem-vindas para reduzir este encargo financeiro. Nesse sentido, o crédito à habitação para a aquisição de casas sustentáveis pode ser uma via interessante para aceder ao financiamento bancário, com condições mais vantajosas. Entre elas, destacam-se a possibilidade de redução do spread e a redução (ou eliminação) de algumas comissões bancárias.

1. O que é o crédito à habitação para casas sustentáveis?

Trata-se de uma oferta específica de crédito à habitação direcionada para a compra de habitações consideradas como casas sustentáveis, isto é que tenham uma classe energética mais elevada, e prevê a atribuição de algumas vantagens comparativamente à oferta tradicional de crédito à habitação.

Podem beneficiar das condições específicas destas linhas os imóveis novos com classe de eficiência energética A ou A+, ou os imóveis usados da classe B e B-.

2. Quais as vantagens dos empréstimos à habitação para casas sustentáveis?

Os benefícios variam consoante as ofertas e campanhas de cada banco. Por exemplo, algumas instituições bancárias preveem a atribuição de uma bonificação no spread destes empréstimos, independentemente do montante financiado e do rácio loan to value (LTV) apurado (relação entre o valor do imóvel em causa e o montante do empréstimo). Outros bancos oferecem a isenção de algumas comissões, como é o caso da comissão de formalização contratual. Há também bancos que optam por atribuir um desconto no valor das comissões de dossier e de formalização contratual suportadas pelos clientes. Outros ainda atribuem um valor para ajudar a suportar o custo com a obtenção do certificado energético.

3. Quais as condições para aceder às linhas de crédito para compra de habitação sustentável?

Os clientes bancários têm obrigatoriamente de apresentar o certificado de eficiência energética que comprove que o imóvel se encontra classificado numa das categorias energéticas elegíveis. Mas não só. Em alguns casos, a atribuição destas vantagens pressupõe a adesão dos clientes a um conjunto de produtos e serviços do banco (ex: domiciliação de ordenado, domiciliação de pagamentos mensais, seguro multirriscos habitação, seguro de vida associado ao crédito à habitação, entre outros).

4. Estes benefícios só são válidos para quem quer comprar uma nova habitação?

Não. Efetivamente quem já tenha uma casa e queira fazer obras para melhorar a classe energética das suas habitações (como, por exemplo, substituir janelas ou melhorar o isolamento das paredes e do pavimento) também pode recorrer a esta solução de crédito. Para isso é necessário que, na sequência das obras realizadas, se verifique (e comprove) uma melhoria da classe energética do imóvel em pelo menos dois níveis.

Outros produtos financeiros que apostam na sustentabilidade

Nos últimos anos, o sistema financeiro nacional tem vindo a alargar a oferta de produtos e serviços sustentáveis, pelo que eles não se cingem apenas ao crédito à habitação. Desse modo, é possível encontrar no mercado:

  • Contas bancárias neutras em carbono: Além de serem contas online – que por serem desmaterializadas têm um menor impacto ambiental – as emissões de carbono associadas a estes produtos são neutralizadas, seguindo uma metodologia específica.
  • Crédito para energias renováveis: São também cada vez mais comuns as linhas de crédito pessoal desenhadas para facilitar a aquisição de equipamentos para a produção de energias renováveis (painéis solares, por exemplo), para ajudar a tornar a casa mais sustentável.
  • Crédito automóvel: Existem também ofertas de crédito automóvel direcionadas especificamente para a aquisição de veículos elétricos ou híbridos, menos poluentes e com uma menor pegada ecológica.
  • Fundos de investimento: Também do ponto de vista do investimento são também cada vez mais comuns os fundos de investimento ou seguros financeiros que procuram o investimento sustentável e privilegiam a alocação de ativos em empresas com um forte compromisso com a responsabilidade ambiental e social.

Está a ponderar comprar uma casa e necessita de financiamento? Para começar, pode fazer desde já a sua simulação. E depois conte com a Twinkloo para encontrar a melhor solução de crédito à habitação e avaliar, no seu caso pessoal, quais os benefícios que lhe pode trazer uma solução dirigida às casas sustentáveis.

imagem de telefone LIGUEM-ME
GRÁTIS