Qual é o melhor negócio: comprar casa ou arrendar?

Conheça as vantagens e as desvantagens de cada uma das opções

Comprar casa

O atual momento de baixas taxas de juro favorece a aquisição de casa. Aliás, isso mesmo é visível nas conclusões do último Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito: “A procura aumentou ligeiramente no Crédito Habitação e permaneceu inalterada no crédito ao consumo. O nível geral das taxas de juro contribuiu para aumentar a procura, especialmente de empréstimos à habitação”, é possível ler-se no documento. 

Recorde-se que as taxas de juro mais baixas refletem-se nestes créditos em prestações mais reduzidas. Na verdade, analisando os custos mensais, as prestações de um empréstimo à habitação pagas por um proprietário são mais baixas comparativamente com as rendas suportadas por um inquilino. 

Mas este não deverá ser o único critério a ser ponderado na altura de escolher a casa ideal para viver. Por isso, não se esqueça de que ao optar pela aquisição de uma casa terá de suportar uma série de custos. Por exemplo, entre os encargos iniciais encontramos: o IMT (Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis), a escritura, o imposto do selo e o valor de entrada para o Crédito Habitação, entre outras despesas. 

Além disso, terá ainda de suportar o pagamento de um vasto conjunto de encargos ao longo de décadas. Aqui, incluem-se o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), o condomínio, os seguros de vida e multirriscos, a prestação ao banco e os custos de manutenção do imóvel. Apesar destes encargos, estará a investir num bem que é da sua propriedade e que poderá rentabilizar.

Vantagens

  • O valor das prestações mensais do Crédito Habitação é consideravelmente mais baixo em comparação às rendas;
  • Está a investir num ativo que faz parte do seu património;
  • Maior estabilidade: como a casa é sua, poderá manter-se nela pelo tempo que bem entender. Ao contrário do que acontece no arrendamento, em que a permanência do inquilino na habitação está dependente da vontade do senhorio.

Desvantagens

  • Terá de suportar todos os custos associados ao imóvel: a avaliação do imóvel, o Crédito Habitação, impostos, condomínio, seguros, obras de manutenção, etc.;
  • Tem de constituir uma poupança para dar como entrada para a compra de casa. 

Arrendar habitação

Arrendar casa pode ser em vários casos a melhor solução. Especialmente para quem não tem poupanças suficientes para suportar os custos iniciais associados ao Crédito Habitação. Assim, no caso do arrendamento, os custos iniciais resumem-se à caução. Contudo, o senhorio pode ainda pedir o pagamento antecipado de algumas rendas. 

Além disso, esta solução oferece uma maior flexibilidade, pois facilita a mudança de casa. Por outro lado, o arrendamento tem também como vantagem o facto de os inquilinos poderem deduzir uma parcela das rendas pagas no IRS até ao limite de 502 euros.

No entanto, nem tudo são vantagens. Por exemplo, no arrendamento, não estará a constituir património próprio, uma vez que a casa não lhe pertence. Ao mesmo tempo, a sua permanência numa casa arrendada está sujeita às condições e à vontade do senhorio. Mais: pagar uma renda pode ser mais caro do que a prestação ao banco que teria de pagar mensalmente– caso optasse pela compra de um imóvel. 

Vantagens

  • Maior liberdade e flexibilidade de mudança;
  • A manutenção do imóvel fica a cargo do senhorio;
  • Regra geral, tem apenas um custo a suportar: o valor das rendas.

Desvantagens

  • O valor das rendas é mais elevado comparativamente aos custos que suportaria com as prestações do Crédito Habitação;
  • A casa nunca fará parte do seu património.

Comprar casa ou arrendar: qual é a melhor solução?

Como foi descrito em cima, ambas as soluções apresentam vantagens e desvantagens. A escolha da melhor opção dependerá sempre da situação pessoal, profissional e financeira de cada pessoa. Por isso, o mais importante é ponderar muito bem as diversas responsabilidades associadas às opções de comprar casa ou arrendar, para escolher aquela que melhor se adapta ao seu perfil. 

Assim, se está a pensar em comprar casa, não hesite em contactar a Twinkloo. Queremos acompanhá-lo e facilitar todo o processo.

LIGUEM-ME
GRÁTIS