Vales Eficiência: pode candidatar-se a este apoio?

Vales Eficiência para melhorar a sua casa

Instalar painéis fotovoltaicos ou janelas eficientes são algumas das intervenções abrangidas pelos Vales Eficiência – um programa público que visa apoiar as famílias a melhorar a eficiência energética das suas habitações. Descubra se cumpre os critérios de candidatura.

Uma casa demasiado fria no inverno e excessivamente quente no verão é-lhe familiar? Saiba que a falta de conforto térmico é um tema comum em Portugal. A comprová-lo, cerca de 3,7 milhões de portugueses não vivem confortavelmente frescos nas suas habitações durante o verão, segundo a Estratégia Nacional para o Combate à Pobreza Energética 2021-2050.

A falta de conforto térmico pode derivar de um baixo desempenho energético das próprias habitações, construídas sem capacidade de proporcionar calor/fresco adequado, o que exige maior utilização de ventoinhas, ar condicionado ou aquecedores – ou seja, uma fatura de eletricidade mais cara no final do mês.

Um vale para melhorar a sua casa

Lançados em 2021, os Vales Eficiência são uma medida do governo para apoiar famílias que queiram melhorar a eficiência energética das suas casas. Cada vale tem um valor de 1.300 euros (+ IVA) para ser usado em obras ou equipamentos junto de fornecedores aderentes do programa. Este apoio pode ser aplicado na compra/instalação de:

  • Janelas eficientes;
  • Isolamento térmico;
  • Sistemas de aquecimento/arrefecimento e de águas quentes sanitárias a partir de energias renováveis;
  • Bombas de calor;
  • Sistemas solares térmicos;
  • Caldeiras e recuperadores a biomassa;
  • Painéis fotovoltaicos para autoconsumo.

As verbas para os Vales Eficiência proveem do Plano de Recuperação e Resiliência, contemplando um total de 100 mil vales para distribuir até 2025. A primeira fase do programa (20 mil vales) foi iniciada em 2021 e prolonga-se em 2022.

Quem pode beneficiar dos Vales Eficiência?

Para receber um destes vales, terá obrigatoriamente de submeter a sua candidatura online. O objetivo do programa é apoiar famílias em condições económicas mais desfavoráveis, mas tenha em atenção porque é preciso cumprir critérios muitos específicos:

  • Ser proprietário da habitação (e aí residir permanentemente) para a qual se candidata ao Vale Eficiência – exclui-se habitação social;
  • Ter o contrato de eletricidade em seu nome;
  • Ser beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica à data da candidatura;
  • Residir em Portugal Continental;
  • Não ter recebido um Vale Eficiência anteriormente.

Não reúne os critérios necessários para os Vales Eficiência, mas quer fazer obras de melhoria energética na sua casa?

As soluções de Crédito Pessoal para obras poderão ser uma alternativa para melhorar o conforto térmico da sua habitação e, com isso, diminuir o consumo elétrico necessário para manter a sua casa quente ou fresca. Na Twinkloo, analisamos por si as melhores propostas de Crédito Pessoal do mercado, de forma a encontrar uma solução adaptada às suas necessidades e ao seu orçamento.

Torne a sua casa mais confortável. A sua família e a carteira agradecem!

LIGUEM-ME
GRÁTIS