Seguro multirriscos habitação: 3 coisas que deve mesmo saber

Este é um dos seguros obrigatórios quando recorre ao Crédito Habitação

Conheça com detalhe algumas características deste tipo de apólice.

Sou obrigado a contratar um seguro proposto pelo banco?

Não. O seguro multirriscos habitação pode ser celebrado com a seguradora parceira do banco com o qual pretende fazer o empréstimo à habitação ou em outra companhia de seguros. O importante é que a apólice escolhida proporcione um nível de coberturas e garantias equivalente ao seguro proposto pelo banco.

No entanto, é preciso salientar que por norma os bancos apresentam bonificações aos clientes que optem por contratar os seguros associados ao Crédito Habitação dentro da instituição financeira.

Para saber o que mais compensa, peça duas simulações do crédito: uma que inclua o seguro oferecido pelo banco e outra que não o inclua. De seguida, contacte várias seguradoras e peça uma simulação do seguro multirriscos habitação (muitas companhias disponibilizam simuladores online) com o valor do prémio a pagar.

Por fim, basta somar os custos do seguro contratado fora do banco aos valores do empréstimo sem o seguro associado. Compare estes números, com os do Crédito Habitação com o seguro proposto pelo banco incluído.

Este procedimento aplica-se tanto para o seguro multirriscos habitação, como para o seguro de vida, também exigido pelos bancos.

Seguro multirriscos habitação: o que cobre?

Existe uma grande oferta de seguros multirriscos habitação em Portugal e nem todos preveem as mesmas coberturas. Segundo a informação que consta no site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), os seguros multirriscos habitação podem abranger um conjunto de coberturas como:

  • Reparação de danos causados no edifício, na própria fração ou noutras frações, por ocorrência de riscos distintos do incêndio como, por exemplo, inundações, tempestades e riscos elétricos;
  • Reparação de danos causados nos bens móveis da habitação;
  • Indemnização por furto ou roubo;
  • Responsabilidade civil do segurado e pessoas do seu agregado familiar (caso seja necessário indemnizar terceiros por danos causados);
  • Indemnizações por morte do segurado ou cônjuge, em consequência de incêndio, queda de raio, explosão ou roubo, quando ocorrida na habitação.

O prémio do seguro multirriscos habitação é determinado em função das coberturas contratadas e do capital seguro. Além disso, está dependente também de outros fatores, como a localização do imóvel, as características da habitação, o ano de construção ou o estado de conservação da casa.

Há ainda alguns aspetos que podem ajudá-lo a obter um prémio mais vantajoso. Por exemplo, se o seu imóvel tiver um sistema de proteção contra roubos, portas blindadas e grades nas janelas, poderá beneficiar de um desconto na cobertura de recheio, uma vez que o risco de sofrer danos por roubo é inferior.

O que deve analisar quando estiver a fazer um seguro multirriscos habitação?

Nem sempre é fácil comparar as diversas apólices que existem no mercado. Não deve olhar apenas para o prémio do seguro, mas sim fazer uma relação entre o prémio e quais as coberturas que ele oferece. Estes são alguns aspetos-chave que os consumidores devem ter em conta quando analisam um seguro multirriscos habitação:

  • Verifique quais são os riscos cobertos e aqueles que estão excluídos. Por exemplo: se o imóvel tiver defeitos de construção ou danos preexistentes nas paredes ou nas fundações, em caso de prejuízos causados por um aluimento de terras, as seguradoras não assumem o risco.
  • Analise as coberturas facultativas e veja se compensa contratá-las. Por exemplo, a cobertura de assistência é uma das que normalmente os especialistas recomendam.
  • Pergunte quais são as opções de franquias que estão associadas ao seguro e qual o seu impacto no preço. Isto porque um seguro pode ter um valor mais baixo, mas apresentar franquias elevadas, o que pode tornar a apólice menos interessante.
  • Perceba os critérios do segurador para determinar o valor das indemnizações.

Se necessitar de esclarecer dúvidas sobre o seguro multirriscos habitação ou outras questões relacionadas com a compra de casa,, contacte a Twinkloo.

LIGUEM-ME
GRÁTIS