Qual o impacto da avaliação do imóvel no pedido de crédito?

A avaliação do imóvel é uma das etapas do processo de Crédito Habitação

A avaliação do imóvel é um passo incontornável num processo de Crédito Habitação. E a razão é clara: os bancos precisam de garantir que estão a emprestar o dinheiro que corresponde ao valor do imóvel. Em última instância, caso tenham de ficar com o imóvel em carteira por motivo de incumprimento, têm de se certificar de que vão recuperar o dinheiro que emprestaram.

Como é feita a avaliação do imóvel?

No processo de análise do crédito, quando já sabe qual o imóvel que quer comprar, um dos custos que terá de contabilizar é o da comissão de avaliação do imóvel. Esta avaliação é pedida pelo banco a peritos independentes com qualificação reconhecida, tudo isto para garantir que é aferido o justo valor do imóvel.

À independência é importante aliar a experiência do perito, sobretudo na localização e na categoria dos imóveis que estão em causa. Mas estes são apenas dois dos fatores que serão avaliados. A lista de critérios a analisar inclui:

  • Localização – segurança, proximidade de transportes e de equipamentos de apoio, como hospitais, escolas, etc.
  • Estado de conservação
  • Tipologia
  • Data de construção
  • Tipos de acabamento
  • Equipamentos – elevador, estacionamento, arrecadações, espaços verdes, piscina, etc.

A avaliação de um imóvel é feita por um perito qualificado, do banco. Saiba como é que se processa esta etapa do pedido de crédito habitação.

Qual é o impacto da avaliação do imóvel no crédito?

Sendo um passo importante, a avaliação do imóvel é um fator com um forte peso na decisão e nas condições do crédito. E, aqui, podem surgir vários cenários:

  • Cenário 1: os preços estão inflacionados e o valor da avaliação do imóvel fica abaixo do valor pedido pelo mercado.

Neste caso, o processo de aprovação do crédito pode ser mais demorado e o banco pode mesmo colocar entraves, sobretudo se não tiver capital próprio e precisar de uma percentagem elevada do valor que a casa lhe vai custar.

  • Cenário 2: O valor da avaliação do imóvel fica muito próximo do valor que o mercado está a pedir pelo imóvel.

O processo de crédito tem todas as condições para avançar sem grandes obstáculos, desde que o seu rácio de solvabilidade financeira seja adequado.

  • Cenário 3: O valor da avaliação do imóvel supera o valor do mercado.

Estas são boas notícias para si, que precisa de um crédito, e também para o banco, já que este fica numa posição mais confortável para aprovar o crédito.

Pode nem sempre ficar satisfeito com o resultado da avaliação, mas olhe para o lado positivo: este pode ser um bom indicador para perceber se está a fazer, ou não, um bom negócio.

Por fim, para mais informação sobre Crédito Habitação visite o site do Banco de Portugal.

Fale agora com a Twinkloo e fique a saber como garantir um crédito à sua medida.

LIGUEM-ME
GRÁTIS