Ensino superior: Qual a melhor solução de crédito para estudantes?

Crédito para estudantes do ensino superior: As várias opções à lupa

Ensino superior 2022/2023: Qual a melhor solução de crédito para estudantes?

Crédito pessoal com finalidade de educação ou crédito para estudantes do ensino superior com garantia mútua são os principais financiamentos disponíveis para quem quer investir numa licenciatura, pós-graduação, mestrado ou mesmo num doutoramento. Conheça com mais detalhe as opções de crédito para estudantes.

Setembro marca o arranque de um novo ano escolar. Chegou a altura de muitos estudantes universitários, principalmente aqueles que foram colocados em universidades longe da sua área de residência, de fazerem contas a todos os gastos inerentes: propinas, compra de material escolar, alojamento, transporte e alimentação. As despesas elevadas são, muitas vezes, um entrave à formação superior. Para contornar estas dificuldades, os estudantes têm ao seu dispor diversos mecanismos:

No entanto, as condições de acesso para estes apoios são muitas vezes restritivas, deixando de fora muitos estudantes. Para quem não consegue obter uma bolsa, a solução está no financiamento bancário.

Crédito para estudantes do ensino superior: As várias opções à lupa

Entre as principais modalidades de financiamento que podem ser utilizadas pelos estudantes do ensino superior, destacamos:

  • Crédito Pessoal com Finalidade de Educação:

Muitos bancos oferecem linhas de crédito especialmente dirigidas para o financiamento à formação. Estas linhas apresentam algumas vantagens face aos créditos pessoais sem finalidade específica. Por um lado, há uma maior probabilidade de obter uma taxa de juro mais baixa. Segundo o Banco de Portugal, para o 4º trimestre de 2022 a taxa de juro (TAEG) máxima para um crédito pessoal com a finalidade de educação é de 6,8%, enquanto num crédito pessoal sem finalidade específica o valor máximo foi fixado nos 13,3%. Além disso, em muitos casos, o estudante goza de um período alargado de carência de capital. Por exemplo, é frequente o estudante pagar apenas os juros durante o período de formação.

Utilize este simulador para perceber qual é a instituição que oferece as melhores condições para os seus estudos.

  • Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua

O Estado disponibiliza uma linha de crédito para estudantes do ensino superior com garantia mútua. Na prática, o Estado funciona como uma espécie de fiador destes empréstimos. Além desta vantagem, as taxas de juro são mais baixas face às praticadas nos créditos pessoais e há isenção de cobrança de algumas comissões. O estudante beneficia de um período de carência de capital não só durante o período de formação, mas também durante os dois anos seguintes à conclusão dos estudos. No entanto, são poucos os bancos a disponibilizar esta linha de crédito. Para saber as condições de acesso a este financiamento consulte esta página.

Seja para estudar, comprar um carro ou para investir em equipamentos de energias renováveis, conte com a Twinkloo para encontrar as melhores soluções de crédito pessoal.

LIGUEM-ME
GRÁTIS