Quais as plantas de interior certas para a sua casa?

Ofereça vida e cor à sua casa escolhendo as plantas certas

A harmonia que se respira na casa onde vivemos influencia diretamente o nosso equilíbrio e bem-estar. Por isso, é importante que cuidemos deste espaço, oferecendo-lhe vida e cor. Ora, as plantas de interior são aliadas ideais nesta missão: ter um pedaço de Natureza (ou vários) fará toda a diferença na frescura e alegria que se respiram no seu lar.

E mesmo que não seja um perito na arte da jardinagem, não se assuste. Afinal, com alguns cuidados simples e, claro, com a escolha do tipo de plantas mais indicado, qualquer pessoa pode usufruir de um cantinho bonito, de cor verde. A Twinkloo mostra-lhe como!

Que cuidados ter com as plantas de interior?

Mesmo quem não tem uma prodigiosa mão de jardineiro pode garantir a vivacidade das suas plantas de interior. Assim, basta ter em conta alguns cuidados imprescindíveis:

  • É crucial que tenha muita atenção à escolha do sítio adequado. Há plantas de interior que exigem muita luz solar direta, há outras que preferem uma luz média e algumas que são mais tolerantes à sombra. Por isso, informe-se primeiro antes de escolher o melhor sítio para o seu poiso;;
  • Uma ou duas semanas depois de trazer a sua planta para casa, para lhe dar tempo para se habituar ao novo espaço, não se esqueça de fazer a muda para um vaso maior. Quando o fizer, tenha em mente que as raízes não devem ficar no fundo, onde não terão espaço para crescer. Além disso, utilize um substrato adequado;
  • Sabia que a maior parte das plantas de interior morrem por excesso de água, e não o inverso? Portanto, não siga rigidamente um calendário de rega. Em vez disso, deve observar a sua planta interior de casa e só regar quando o substrato estiver seco. Aliás, o que se pretende é que a terra esteja húmida, não molhada.

Qual a planta interior de casa indicada para si?

Tal como nós, também as plantas de interior têm características, necessidades e feitios muito distintos. Algumas são mais fáceis de cuidar, outras nem tanto. Trazemos-lhe três opções diferentes, para que possa escolher a que mais se adequa a si e à sua casa.

1. Suculentas

Comecemos com uma indicada para os jardineiros mais amadores (ou distraídos). Entre as várias plantas de interior, as suculentas são certamente das menos exigentes. Por serem de origem desértica, precisam de pouca água. Desse modo, antes de as regar, verifique com o dedo se o solo está mesmo seco — normalmente, uma vez por semana no verão e uma vez por mês no inverno é suficiente.

A versatilidade e a adaptabilidade das suculentas tornam-nas indicadas para qualquer divisão da casa. Ainda assim, preferem os lugares com bastante luz solar. As suas janelas vão adorá-las!

plantas de interior
plantas de interior

2. Hera-do-diabo

O nome até pode assustar, mas a hera-do-diabo (também chamada jibóia ou era-do-diabo) só trará um ar mais simpático ao seu lar. É conhecida pela sua resistência e tolerância às diferentes condições de luz. Contudo, estas plantas de interior dão-se melhor em locais com luz mais difusa e alguma humidade.

É aconselhável regá-la a cada cinco dias no verão e a cada dez no inverno. No entanto, cuidado para não exagerar na quantidade de água. Sem grandes exigências, a hera do diabo irá oferecer-lhe uma preciosa ajuda a purificar o ar e a eliminar as toxinas.

3. Orquídeas

Uma pequena explosão de cor pode encher uma casa de alegria. Com a sua elegância vibrante, as orquídeas cumprem certamente esta missão. Mas atenção: esta é uma planta sensível, que requer algum cuidado extra.

Quanto à rega, evite fazê-lo com muita frequência. Garanta apenas que mantém a humidade da terra e borrife as folhas uma vez por semana. Além disso, deve ter a certeza de que a drenagem está a ser feita eficientemente. Para a manter viçosa, coloque-a num local onde receba luz solar indireta em abundância.

plantas de interior

Outras plantas de interior a ter em conta

Além destas plantas de interior, há um sem número de possibilidades que pode explorar, nomeadamente para decorar o seu quarto. Algumas delas conhecidas pela sua resistência, como a espada-de-são-jorge, o clorofito, a aloe vera ou babosa, outras pelo seu perfume irresistível, caso da lavanda e da gardénia, e outras ainda pela sua particular beleza, como o lírio-da-paz.
Arrisque-se a descobrir estes pedaços de natureza e encontre o mais indicado para si em lojas como a Planfor, a Super Botânica, o Horto do Campo Grande ou a Viplant, por exemplo. Dê então mais ânimo ao seu lar com a vivacidade e frescura das plantas de interior!

LIGUEM-ME
GRÁTIS