Sabe o que é preciso para pedir Crédito Habitação?

Conheça os 5 passos cruciais para pedir um Crédito Habitação

Dominar conceitos

Conceitos como rácio de solvabilidade e Loan-to-Value (LTV) ou siglas como TAN, TAEG, FINE, entre muitos outros, vão aparecer ao longo do processo de Crédito Habitação e o melhor é ter à mão um glossário que pode consultar em qualquer altura. Saiba neste artigo todos estes conceitos.

Reunir os documentos certos

Desde o momento em que entra no banco para avaliar o acesso a um Crédito Habitação até à aprovação do mesmo vai precisar de reunir um conjunto de documentos, quer pessoais, quer do imóvel que pretende comprar. Não se esqueça da CRC, que quer dizer o documento da Central de responsabilidade de crédito do Banco de Portugal .

Juntar as suas poupanças

Mesmo recorrendo ao Crédito Habitação, deve ter em mente que não há 100% financiamento. Isto porque o que está estipulado é um limite de 90% do valor do imóvel no caso dos créditos para habitação própria e permanente. Além disso, há um conjunto de custos associados à compra de um imóvel.

Pensar na possibilidade de fiador

Embora não seja uma regra, em muitos casos, o banco vai exigir que tenha um fiador. Trata-se da pessoa que vai assumir a responsabilidade de cumprir com os pagamentos do Crédito Habitação, caso não o consiga fazer e entre em incumprimento. Saiba que a decisão de exigir fiador vai depender da avaliação de risco que o banco fizer.

Fazer várias simulações

A compra de um imóvel é um investimento que se faz poucas vezes ao longo da vida e todas as alternativas devem ser analisadas. Para isso acontecer, naturalmente, vai recorrer ao seu banco, mas também é importante consultar outras instituições financeiras. Pode bater a várias portas, assim como recorrer a um intermediário de crédito.

Simplificamos o seu processo de compra e negociamos as melhores condições. Fale com a Twinkloo.

Mais informação sobre Crédito Habitação no site do Banco de Portugal.

LIGUEM-ME
GRÁTIS