O que é o leasing imobiliário?

Leasing imobiliário: vantagens e desvantagens

Já ouviu falar em leasing imobiliário? Também conhecido por Locação Financeira Imobiliária, é uma solução de financiamento ao investimento que lhe permite adquirir, remodelar ou construir um imóvel a médio/longo prazo (habitação, consultório, loja, escritório, estabelecimento comercial ou garagem, por exemplo).

Arrendar ou comprar um imóvel podem ser as opções mais usuais no que toca ao mercado imobiliário, mas não são as únicas. Numa altura em que as taxas de juro chegam a máximos históricos e que os empréstimos à habitação abrandaram pela primeira vez em dois anos, o leasing imobiliário pode ser uma alternativa a ponderar, cedendo ao cliente (o locatário) o direito de fruir do imóvel durante o período de tempo previsto em contrato, pagando uma retribuição (renda) à entidade bancária.

Leasing imobiliário: vantagens e desvantagens

O leasing imobiliário é uma solução muito utilizada por empresas e negócios, mas também por particulares. A Twinkloo apresenta-lhe as vantagens e as desvantagens desta opção.

Vantagens

Sem capital inicial

Talvez a maior vantagem do leasing imobiliário: não exige entrada, contrariamente ao crédito à habitação e, logo, diminui a taxa de esforço inicial, com a possibilidade de financiar a totalidade do valor do imóvel, incluindo despesas (escrituras e registos), dependendo da política de crédito específica de cada banco.

Sublocação do imóvel

Nesta opção, é possível arrendar o imóvel a uma terceira entidade.

Opção de compra

Se, no final do contrato de leasing, o locatário assim o desejar, poderá comprar o imóvel pelo Valor Residual (definido entre as partes e assente em contrato, habitualmente entre 10% e 20% do valor do imóvel), tendo as rendas anteriores contribuído para esta compra. Poderá também efetuar a compra antecipadamente.

Outras vantagens

Poderá cessar o contrato quando desejar e deduzir os juros das rendas em IRC ou IRS.

Desvantagens

Escolha limitada

Os imóveis disponíveis para leasing imobiliário são, geralmente, já detidos pelo banco, o que poderá reduzir o leque de opções disponível.

Responsabilidades do locatário

Contrariamente ao arrendamento, avarias ou pequenas obras são suportadas pelo locatário, bem como a contratação de um seguro multirriscos para o imóvel e de um seguro de vida, o que aumenta o valor da renda.

Prazos de financiamento mais curtos

O prazo de leasing imobiliário varia entre os sete anos e os 30 anos. A idade dos locatários não pode ser superior a 75 anos.

Outras desvantagens

O locatário não está isento do pagamento do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI). Em caso de incumprimento nos pagamentos (renda), e uma vez que o bem imóvel pertence ao banco, este pode tomar posse do imóvel mais rapidamente.

Qual a melhor solução para si?

Os bancos disponibilizam diversas soluções competitivas de leasing imobiliário. É fundamental comparar as condições oferecidas por cada entidade bancária para perceber qual é a mais indicada para as suas necessidades. Com o apoio da Twinkloo, encontre rapidamente a melhor solução para si.

LIGUEM-ME
GRÁTIS