Conhece as vantagens da pré-aprovação do crédito habitação?

Está a pensar em comprar casa? Precisa de financiamento para concretizar esse sonho? Se sim, é importante que saiba que um dos primeiros passos a dar é pedir uma pré-aprovação do crédito habitação. Esta pode, aliás, ser uma das formas mais eficazes de tornar todo o processo mais rápido, ágil e simples — e de não deixar fugir uma boa oportunidade de negócio. Para o ajudar, o Twinkloo explica-lhe o que é este procedimento, quais as suas vantagens e que passos deve então tomar para o concretizar. 

pré aprovação crédito habitação

O que é a pré-aprovação do crédito habitação?

O processo de crédito habitação é, regra geral, bastante burocrático e demorado, envolvendo várias etapas. Pois bem, uma das melhores maneiras de o agilizar é, antes de qualquer outra coisa, pedir uma pré-aprovação do financiamento a uma instituição bancária.

No fundo, trata-se de uma resposta mais imediata por parte do banco, sustentada na análise a uma série de dados económicos básicos. O objetivo é, portanto, perceber se a pessoa em questão preenche, ou não, os requisitos necessários para a concessão de um empréstimo. Ainda que não seja vinculativa — a entidade não fica obrigada a conceder o financiamento —, este passo traz inúmeras vantagens. 

Vantagens de ter um crédito habitação pré-aprovado

A pré-aprovação do crédito habitação oferece alguns benefícios a quem quer comprar casa:

Facilita o processo de pesquisa

Com a pré-aprovação fornecida pelo banco, perceberá melhor qual o valor máximo que pode oferecer por um imóvel. Desse modo, tendo em conta este intervalo de preços mais realista, evitará perder tempo e esforço com opções que estão fora do orçamento delimitado.

Esta será, pois, uma ótima ajuda no momento de filtrar a sua pesquisa, adequando-a à sua realidade financeira. Tendo esta informação por base, poderá assim reequacionar alguns critérios, como a localização, a tipologia, o tamanho ou os acabamentos do imóvel.

Evitar perder a casa de sonho

No mercado imobiliário, as grandes oportunidades podem aparecer e desaparecer num ápice. Imagine, então, que encontra a casa ideal, dá início ao pedido de aprovação do crédito e fica à espera de resposta. Infelizmente, é possível que, nesse período, o negócio seja feito com outro interessado que reúna as condições para avançar de imediato. 

Uma das formas de evitar esta frustração é, precisamente, a pré-aprovação do crédito habitação. Os proprietários e agentes imobiliários costumam dar preferência a quem já tem esta resposta prévia por parte do banco. Além disso, toda a subsequente fase de negociação torna-se mais ágil, até porque o montante a aprovar está, à partida, pré-definido.

Do que precisa para solicitar a pré-aprovação?

Para que lhe seja concedida uma pré-aprovação do empréstimo, as entidades bancárias que escolher terão de analisar alguns dados. Em linhas gerais, para diminuir o risco, o banco precisará de avaliar a sua estabilidade financeira, a sua situação profissional e a taxa de esforço associada ao empréstimo. 

Para isso, será, então, necessário apresentar alguns documentos, a saber:

Para facilitar todo o processo, recorra à ajuda de um intermediário de crédito. O Twinkloo é certamente o parceiro ideal nesta fase. Contacte-nos!