Taxa de esforço no crédito à habitação: o que é e como é calculada?

Os ditados populares, muitas vezes, valem mais do que mil palavras. E “dar o passo maior do que a perna” espelha bem o que significa a taxa de esforço no crédito à habitação. Mas, este é um conceito que visa garantir que o bem-estar da família não fica em risco quando decide contrair um empréstimo para comprar casa.

Se este é o seu caso e vai recorrer ao crédito à habitação, este conceito vai cruzar-se consigo, mais cedo ou mais tarde. Por isso, o melhor é estar prevenido e saber com o que conta.

O que é a taxa de esforço?

A taxa de esforço é, no fundo, o cálculo que vai permitir perceber qual a percentagem do seu rendimento mensal que vai ser utilizada para fazer face aos seus compromissos financeiros. Assim, consegue perceber que rendimento fica disponível para as despesas do dia a dia, depois de pagar as obrigações com a totalidade dos créditos.

A conta é fácil de fazer:

            Encargos financeiros

————————————————-     x 100 = Taxa de esforço

Rendimento líquido total do agregado 

Estando em causa a taxa de esforço no crédito à habitação, o valor que vai resultar deste cálculo será a percentagem que os encargos financeiros vão representar no valor total do seu rendimento. 

Assim, para o caso concreto de uma família que tem um rendimento líquido de 2.000 euros por mês e pretende contrair um crédito à habitação que terá uma prestação de 800 euros mensais:

    €800

————–    x 100 = 40%

  €2.000 

Tendo em conta este exemplo, será 40% uma percentagem demasiado arriscada?

Os limites à taxa de esforço no crédito à habitação 

Olhando para os limites introduzidos à concessão de crédito pelo Banco de Portugal, resulta que este valor está abaixo dos 50% impostos para o chamado DSTI – debt service-to-income. Mas, numa consulta aos bancos, a resposta pode ser mais conservadora e não ser concedido crédito se o cálculo da taxa de esforço ultrapassar valores entre os 30% ou 40%. 

calcular taxa de esforço credito habitação

Por fim, para mais informação sobre crédito habitação visite o site do Banco de Portugal.

Fale agora com o Twinkloo e fique a saber como garantir um crédito à sua medida.