Financiamento imobiliário: Quanto tempo demora?

Comprar uma casa é um dos maiores investimentos que fazemos na nossa vida. Assim, é normal que este não seja um processo para demorar poucos dias. Podemos até demorar várias semanas quando está em causa a aprovação do financiamento imobiliário, isto porque é um processo que envolve vários passos e várias entidades.

1.º Simulação de crédito

A simulação do Crédito Habitação é um passo que podemos dar mesmo sem sair de casa. Por isso, só temos de recorrer a um simulador online. Em poucos passos, é facil ter uma noção mais clara de todas as condicionantes que tem de avaliar antes de saber se deve passar para a etapa seguinte.

2.º Envio de documentação

Se acha que tem condições para avançar com um financiamento imobiliário é então a altura de contactar um intermediário de crédito ou um banco. Entramos agora na fase de reunir a documentação, e por fim saiba agora quais os que vai precisar. São três tipos de documentos: primeiro os que permitem avaliar a sua situação financeira, em segundo, são aqueles que dizem respeito ao imóvel e ainda, caso se trate de um processo de transferência de crédito, dos documentos relacionados com o seu Crédito Habitação atual.

3.º Pré-aprovação do financiamento imobiliário

Com os seus documentos e os do imóvel, o banco ou intermediário financeiro conseguem avaliar o seu perfil de risco. Ou seja, avaliar a sua taxa de esforço, para perceber se tem rendimentos e se tiver uma situação estável para suportar o esforço financeiro do Crédito Habitação.

Havendo as garantias suficientes, avança-se para uma pré-aprovação do crédito.

4.º Avaliação do imóvel

No entanto, os bancos precisam de atestar que estão a emprestar o dinheiro que corresponde ao valor do imóvel e, para isso, precisam de ter uma noção real do mesmo. O processo de avaliação é pedido a uma entidade independente e esse valor vai condicionar as condições do financiamento imobiliário.

5.º Aprovação do crédito

Se a avaliação do imóvel garantir os requisitos para avançar, é então emitida a carta de aprovação do crédito, que confirma as disposições finais do Crédito Habitação.

6.º Assinatura da escritura e do contrato de mútuo

Finalmente chega então o momento de assinar os documentos que concretizam a compra do Crédito Habitação. Primeiro, é assinar a escritura de compra e venda do imóvel. Depois, é assinado o contrato de mútuo com hipoteca, que estipula todas as condições do crédito.

Todas estas etapas deixam adivinhar um processo de algumas semanas. Normalmente, não deve demorar menos de um mês e meio a dois meses – para concretizar o sonho de comprar a sua nova casa.

quanto tempo demora o financiamento para o Crédito Habitação

Por fim, para mais informação sobre Crédito Habitação visite o site do Banco de Portugal.

Fale agora com a Twinkloo e fique a saber como garantir um crédito à sua medida.

LIGUEM-ME
GRÁTIS