Dicas para valorizar o imóvel antes de o colocar à venda

Tem estado a pensar em vender a sua casa? Se calhar, precisa de mais espaço, quer mudar de zona ou talvez precise de financiamento para outro projeto. Independentemente do motivo, saiba que se tiver tempo e disponibilidade para investir em algumas alterações, pode valorizar o imóvel e torná-lo mais interessante para o mercado imobiliário. Por isso, não se limite apenas a tirar fotografias, colocar anúncios em vários sites e esperar uma resposta. Conheça as pequenas mudanças que lhe podem trazer grandes vantagens.

Reformas para valorizar o imóvel

Antes de colocar a casa à venda, existem pormenores cruciais que podem fazer a diferença, por exemplo:

Pintura

Inegavelmente, uma das formas mais óbvias de valorizar o imóvel é pintá-lo. Além das paredes, que normalmente mostram mais sinais de uso e de humidade, tenha atenção ao estado das portas e janelas. Quando pintar, escolha cores claras e tons neutros, para que os espaços tenham mais luminosidade e deem uma sensação de limpeza.

Pequenas reparações

Quanto melhor estiver a casa e menos obras o comprador vir que tem de fazer, sem dúvida que mais facilmente irá conseguir um valor interessante. Assim, se houver maçanetas ou puxadores estragados, torneiras a pingar, infiltrações, fios elétricos expostos, interruptores estragados, pequenos buracos ou rachas na parede, aproveite para tratar.

Pisos e isolamento

Também o chão deve estar em boas condições. Por exemplo, se for de madeira e tiver carpetes por cima, retire-as e encere. Por outro lado, pode sempre dar uma limpeza e um tratamento ao chão e aplicar outro piso por cima, vinílico, em PVC ou outro material.

Cuidados mais alargados

Ora, há também a possibilidade de fazer obras e alterações mais complexas: remodelar a cozinha ou a casa de banho, apostar num sistema de aquecimento, corrigir janelas e portas para assegurar isolamento térmico e acústico, ou garantir que não existem problemas de canalização. Tudo depende do investimento que pode fazer e do quanto quer valorizar o imóvel.

valorizar o imóvel

Limpeza e arrumação

Coloque-se no lugar do possível comprador: não é muito mais atraente visitar uma casa limpa e arrumada? Ficaria com vontade de se mudar imediatamente. Assim, é obrigatório que esteja limpa, arrumada, arejada e iluminada, nas fotografias e também quando houver visitas presenciais.

Decoração neutra mas acolhedora

Como valorizar o seu imóvel com decoração? Ou é preferível deixar a casa vazia para mostrar quão ampla é? Pode fazê-lo, mas, se tiver a oportunidade, aposte em alguma decoração. No entanto, tenha atenção: mantenha a simplicidade e o minimalismo, as cores neutras e um toque mais impessoal. Ou seja, permita que o futuro proprietário perceba o potencial da casa, mas também consiga visualizar como seria viver ali ao seu gosto.

Tratando destes detalhes simples e tendo o cuidado de tirar fotografias com qualidade, para mostrar o bom estado da casa, certamente conseguirá valorizar o imóvel que quer vender. Além disso, quando colocar à venda, não se esqueça de listar as vantagens, tanto das remodelações da casa como da localização. Pode mesmo fazer a diferença e garantir uma venda mais rápida a um preço mais interessante.

LIGUEM-ME
GRÁTIS