Melhor taxa de juro no Crédito Habitação? Como escolher?

Na hora de fazer contas aos custos de comprar casa, a taxa de juro no Crédito Habitação assume o protagonismo. É aquele valor que vai aparecer todos os meses, com destaque, no seu extrato bancário.

Como é calculada a taxa de juro no Crédito Habitação?

Resulta da soma de dois fatores:

  • taxa de juro de referência (ou indexante): por regra, corresponde à Euribor, o indexante mais utilizado para a definição das taxas de juro no Crédito Habitação.
  • spread: pode ser entendida como a margem de lucro do banco e, portanto, é a componente que este pode definir livremente.

Que tipos de taxas de juro existem?

Se perguntar às pessoas que recorreram a um empréstimo para comprar casa, “qual a taxa de juro no Crédito Habitação que escolheram?”, a maioria vai responder-lhe “taxa de juro variável”. Mas esta é apenas uma de três alternativas:

Taxa de juro fixa

é a taxa que se mantém constante ao longo da duração do contrato. Se optar por esta alternativa, as taxas de juro de referência podem cair ou subir, mas a do seu crédito fica na mesma. No entanto, em condições normais, a prestação será mais elevada do que numa solução de taxa de juro variável.

Taxa de juro fixa = taxa de referência + spread

Taxa de juro variável

ao contrário da fixa, a taxa de juro variável acompanha as variações do mercado. Ou seja, num mês pode pagar juros baixos, mas no mês seguinte o valor pode subir, consoante a oscilação do indexante, normalmente a Euribor.

Taxa de juro variável = Indexante (Euribor 3, 6 ou 12 meses) + spread

Taxa de juro mista

conjuga as duas anteriores, isto é, durante um tempo determinado contrata uma taxa de juro fixa, normalmente nos primeiros cinco ou 10 anos, e no período restante aplica uma taxa variável. O objetivo é ter maior estabilidade no valor dos pagamentos nos primeiros anos do contrato.

Taxa de juro variável = taxa juro fixa durante X anos + taxa de juro variável durante anos restantes

A taxa de juro no Crédito Habitação é apenas uma das componentes a ter em conta para conhecer o custo do empréstimo. Para saber quais são os custos totais, olhe para a TAN, TAEG e MTIC.

melhor taxa de juro Crédito Habitação

Por fim, para mais informação sobre Crédito Habitação visite o site do Banco de Portugal.

Fale agora com a Twinkloo e fique a saber como garantir um crédito à sua medida.

 

LIGUEM-ME
GRÁTIS