Crédito Habitação: como saber que escolhe a melhor opção

Garanta que escolhe a melhor opção para si com estes conselhos

Faça o trabalho de casa: informe-se

Se já encontrou a casa que ambiciona comprar, é importante informar-se previamente sobre os detalhes associados à celebração de um contrato de Crédito Habitação. Por exemplo: sabe o que é o rácio Loan To Value (LTV)? E tem ideia de qual será a sua taxa de esforço? E como será calculada a taxa de juro associada ao empréstimo?

Estes são apenas alguns exemplos de termos e questões fundamentais que deve conhecer porque vão influenciar de forma determinante a sua vida financeira. Saber como funciona o processo de crédito bancário é também um fator importante para conseguir perceber qual é o banco que lhe oferece a melhor proposta. Por isso, se tem dúvidas, consulte o Guia de Crédito Habitação da Twinkloo.

Vá aos bancos, faça uma simulação de Crédito Habitação e peça uma proposta

Quase todas as instituições financeiras disponibilizam um simulador de Crédito Habitação online, que todas as pessoas podem utilizar para terem uma noção das comissões cobradas, das taxas de juro associadas e da prestação mensal. No entanto, estes simuladores online são uma ferramenta informativa e baseiam-se num conjunto de critérios pré-definidos. Por isso, se quiser obter uma simulação mais exata e adequada ao seu caso, deverá contactar o banco e solicitar uma proposta de crédito formal ou recorrer a um intermediário de crédito, autorizado pelo Banco de Portugal, como a Twinkloo.

Comece pelo banco com o qual tem um maior envolvimento

Deverá começar por solicitar uma simulação junto da instituição financeira com a qual tem um maior envolvimento. Dessa forma, o seu poder de negociação é mais elevado e poderá obter condições de financiamento mais vantajosas nessa instituição (Ex: bonificação no spread).

Compare as várias propostas

Depois de visitar as instituições financeiras, chega então a altura de comparar as diversas ofertas. Para isso, não deve olhar apenas para o spread; precisa de ter em conta outros indicadores como a taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) e o montante total imputado ao consumidor (MTIC).

A TAEG reflete todos os custos do crédito em percentagem anual do montante do empréstimo. Já o MTIC é a soma do montante do crédito com todos os encargos que o cliente irá pagar durante a vigência do empréstimo. Dessa forma, a proposta que tiver estes dois indicadores mais baixos é aquela que comporta menos custos.

Se tiver dúvidas, peça ajuda

Mas existe uma alternativa: usar o simulador de empréstimos para comprar casa da Twinkloo, que faz uma comparação simultânea entre sete bancos, apresentando-lhe o que tem as melhores condições.

Aliás, o processo de negociação de empréstimo da casa pode ser complexo, sobretudo para quem não está familiarizado com o mundo financeiro. Por isso, além da simulação não hesite em pedir a ajuda de um intermediário de crédito.

Neste campo, a Twinkloo pode ajudá-lo na recolha da documentação, na negociação das propostas e na articulação de todas as formalidades com o banco. Contacte-nos para saber tudo o que podemos fazer por si.

LIGUEM-ME
GRÁTIS