Conhece as vantagens de viver no campo? A Twinkloo explica

Conheça quais são os benefícios de optar por uma vida fora da cidade

Viver no campo, pela sua saúde

O stresse foi considerado pela Organização Mundial da Saúde como a doença do século XXI. O ritmo frenético que adotámos como estilo de vida contribuiu significativamente para que a saúde mental de grande parte da população se tenha degenerado nas últimas décadas. Porém, é um problema que não pode ser ignorado.

Ora, uma das soluções encontradas por milhares de pessoas nos últimos anos para melhorarem a sua qualidade de vida é a migração para pequenas cidades, vilas e aldeias do interior. Substituir o fumo e as buzinas dos carros pelo aroma fresco da vegetação ajudá-lo-á a adotar um estilo de vida mais saudável, pacífico e barato. Explicamos-lhe tudo.

Quem vive fora das grandes cidades é mais feliz?

Parece que é mesmo assim. De acordo com um estudo das universidades canadianas de British Columbia e McGill, as comunidades com maior densidade populacional apresentam um índice de felicidade cerca de 20% inferior ao das pequenas localidades. Segundo os investigadores, este dado justifica-se pelos laços que é possível formar no seio das comunidades mais reduzidas, que diminuem a sensação de isolamento.

Conhecer todos os seus vizinhos, ser chamado pelo nome enquanto passeia pelo bairro, sentir-se à vontade para pedir um raminho de salsa — viver no campo, geralmente, é viver mais perto de quem o rodeia.

Há quanto tempo não tem um dia de 24 horas?

Na agitada vida urbana, os dias parecem sempre curtos demais. Os atrasos tornam-se num mal crónico, passam-se horas de desassossego no trânsito e pouco é o tempo que sobra para cultivar hobbies em família. No entanto, a escolha de viver no campo irá permitir-lhe usufruir melhor do tempo. Assim, é uma oportunidade para redescobrir o prazer de viver sem stresse, longe das correrias e das filas desgastantes.

Viver no campo? A sua carteira agradece

Além de ser mais saudável para a sua mente, viver no campo é, também, mais simpático para a saúde financeira do seu agregado familiar. Uma casa que seria impensável conseguir comprar numa grande cidade pode ser um sonho facilmente alcançável num meio mais rural. Mas os benefícios não se ficam pelo preço da habitação (ou pelos benefícios fiscais).

Os preços praticados no comércio local permitir-lhe-ão encher a despensa de produtos regionais bastante acessíveis (para não falar da qualidade). Uma vez que a vida rural oferece uma disponibilidade maior de espaço e de tempo, pode dedicar-se ao cultivo de uma horta. Dessa forma, irá baixar a fatura do mercado e usufruir de uma alimentação mais saudável.

Viver no campo? A sua carteira agradece

A poluição típica dos centros urbanos não afeta apenas a nossa saúde respiratória. A poluição luminosa é responsável por nos vedar um pequeno prazer da vida: olhar para o céu e poder contemplar as estrelas.

Com a experiência de viver no campo, verá que esses pequenos luxos da Natureza não têm preço. A lista é grande: poder assistir de perto aos ciclos da Natureza, ter a oportunidade de dormir sem qualquer ruído de fundo, despertar com o ar puro e fresco da manhã ou ter espaço e segurança para deixar as crianças brincarem ao ar livre.

Como vê, viver no campo, longe do rebuliço das grandes cidades, pode mesmo oferecer-lhe melhores condições de vida. Além disso, dá-lhe a oportunidade de ter um dia a dia mais alegre, tranquilo e saudável. Vale a pena arriscar!

LIGUEM-ME
GRÁTIS