Comprar imóvel: a diferença entre um intermediário e o banco?

Quer comprar casa e gostaria de saber qual das opções é mais vantajosa?

Está decidido: quer mesmo comprar imóvel. Fez contas às suas condições, percebeu que neste momento tem oportunidade de pedir um Crédito Habitação e que a longo prazo comprar casa acaba por ser mais económico. Além disso, verdade seja dita, com esta aquisição aumentará o seu património. A dúvida é: o que é que é mais vantajoso o que é que é mais vantajoso: recorrer a uma instituição financeira ou com um intermediário de crédito?

Concessão de crédito

Intermediário de crédito

Primeiro, é preciso perceber que um intermediário de crédito autorizado é um mediador que faz a ligação entre uma entidade financeira e um cliente. Isto é, não pode conceder empréstimos. No entanto, pode ajudar no restante: consultoria, procura de soluções de crédito, atos preparatórios do contrato ou negociação.

Instituição financeira

A entidade financeira é o banco ou a instituição de crédito que irá conceder o empréstimo para comprar imóvel, seja através de um intermediário de crédito autorizado ou diretamente com o cliente.

Aconselhamento

Intermediário de crédito

Um intermediário tem uma visão abrangente das opções de Crédito Habitação que existem no mercado. Deste modo, apresenta diversas alternativas e aconselha de forma isenta qual a melhor para a situação particular, isto é, encarregar-se-á de apresentar as melhores propostas de mercado, de acordo com o perfil de cada cliente. Isto, tanto profissionais independentes como intermediários vinculados, pois alguns têm acordos com várias instituições e podem oferecer uma orientação mais ampla.

Instituição financeira

No caso das entidades concessoras de crédito, estas irão limitar-se às ofertas de crédito para comprar imóvel que têm disponíveis. Contudo, dentro das alternativas que dispõem, terão sempre o cuidado de aconselhar e apresentar as mais adequadas para as condições e o propósito do cliente.

Acompanhamento

Intermediário de crédito

Os profissionais da intermediação de crédito acompanham o cliente de uma maneira mais personalizada, analisando as circunstâncias e os objetivos particulares e trabalhando a partir dessa referência. Além disso, contam com a experiência de lidar com diferentes pessoas, o que ajuda a prever situações e a saber apoiar na sua resolução. Juntando a isto a vantagem de conhecer os trâmites e as instituições, conseguem respostas mais objetivas e resultados mais céleres.

Instituição financeira

As entidades financeiras conhecem, melhor do que ninguém, o que é preciso para avançar com um empréstimo e todas as condições do mesmo. Portanto, é garantido que providenciam um acompanhamento especializado no pedido de crédito para comprar imóvel. Contudo, é possível que possa ser um pouco mais moroso, não só porque podem precisar de mais tempo de análise, como também porque podem existir circunstâncias que não estavam previstas e que o cliente precisa de resolver.

Condições

Intermediário de crédito

Em comparação ao cliente, os intermediários de crédito autorizado por vezes conseguem condições mais vantajosas nas taxas, comissões e produtos associados aos créditos para comprar imóvel. Por exemplo, os intermediários de crédito a título provisório, como as imobiliárias ou os vinculados, têm acordos para taxas mais baixas em determinadas instituições. Também os independentes podem ter margem e poder de negociação, pois ao oferecer outros benefícios às instituições, como poupar tempo (em análises ou acompanhamento) e aconselhar os créditos da mesma, garantem outras vantagens.

Instituição financeira

Embora o cliente tenha a possibilidade de negociar, por exemplo, o spread, os produtos associados ou o pagamento de comissões, geralmente a negociação é mais complicada. No entanto, não é impossível, especialmente se estiver bem informado. Além disso, pode ajudar ter alguns trunfos, como uma boa situação financeira, uma boa percentagem de entrada, fiador e um bom histórico com a instituição de crédito.

Ficou com dúvidas? Conheça as cinco vantagens de optar por um Intermediário de Crédito na hora de escolher o seu crédito.

Por fim, para mais informação sobre Crédito Habitação visite o site do Banco de Portugal.

Fale agora com a Twinkloo e fique a saber como garantir um crédito à sua medida.

LIGUEM-ME
GRÁTIS