Comprar casa, quais são os primeiros passos a dar?

Quer comprar casa e não sabe por onde começar? A Twinkloo explica

Mas qual é a melhor forma de passar do sonho à realidade? Leia o nosso artigo e fique a saber como.

Comprar casa pode ser um dos maiores investimentos que vai fazer na vida e, para tomar a decisão correta sobretudo quando pretende recorrer ao Crédito Habitação, é importante ter todos os dados na mão.

Vamos explicar por onde começar:

1. Primeiro que tudo há que fazer contas

Este deverá ser o primeiro passo que deve dar, é indispensável para evitar surpresas ou frustrações. Para isso, verifique as poupanças, tendo em mente que não existem casos em que há 100% financiamento, 90% do valor do imóvel é a regra, e que há vários impostos e cauções a pagar.

Comece por calcular a sua taxa de esforço para saber que percentagem do rendimento disponível pode ser alocado a um Crédito Habitação. De seguida deve cruzar toda a informação anterior com as várias simulações que pode obter num simulador de Crédito Habitação.

2. Reunir a documentação

Comprar casa está inevitavelmente associado a um conjunto de documentos a que não pode fugir. Há todo um trabalho burocrático que é preciso tratar, agora é a fase em que há que tratar dos documentos para Crédito Habitação, nomeadamente de identificação, fiscais e de vencimento. De seguida, a lista de tarefas continua, e depois, à medida que se aproxima a fase final da escritura do imóvel, com os respetivos registos e certidões necessárias à mistura.

3. Conhecer o processo

Por mais simplificações e balcões que se criem, não há como escapar: comprar casa é um processo que envolve alguma complexidade e tempo.

Para facilitar, siga estes passos:

Contacte previamente a Twinkloo para perceber qual a prestação indicada para o seu perfil, assim ficará a saber melhor a noção do esforço e risco que o banco poderá exigir no momento que necessitar do crédito, é uma boa forma para atalhar caminho na hora de precisar de uma aprovação do financiamento imobiliário. Só depois deverá ir para a rua e encontrar a casa certa.

Se o financiamento é uma condição necessária, o passo seguinte é pedir a avaliação do imóvel. Continuando tudo a correr bem, segue-se o contrato-promessa compra e venda. E finalmente após este passo, chega o momento da escritura do imóvel.

Em conclusão, se seguir todos estes conselhos todo o processo será com certeza mais fácil.

Realize o seu sonho de comprar casa. Fale connosco e consiga o melhor crédito com a Twinkloo!

Mais informação sobre Crédito Habitação no site do Banco de Portugal.

LIGUEM-ME
GRÁTIS