Como devo fazer para escolher o melhor Crédito Habitação?

Escolher o melhor Crédito Habitação vai para além da solução mais barata

Afinal, nem todos recorremos ao crédito para as mesmas finalidades. No entanto, não só cada pessoa tem condições financeiras e profissionais específicas, como os próprios imóveis são diferentes.

E para garantir que escolhe o melhor, analise ainda cada um dos seguintes pontos:

1. Finalidade do crédito

Nem todos pedimos um crédito com o mesmo objetivo e, por isso, é importante saber que para cada finalidade há uma solução de crédito mais adequada, nomeadamente:

  • aquisição de uma habitação;
  • construção de uma habitação;
  • realização de obras;
  • transferência de crédito de outra instituição.

2. Situação financeira

Um dos primeiros pedidos que o banco lhe vai fazer é a entrega dos documentos que comprovam os seus rendimentos, particularmente os salariais. Isto porque contrair um Crédito Habitação tem um forte impacto no orçamento familiar por um período prolongado de tempo. Assim, ser tão importante calcular a sua taxa de esforço, garantindo que escolhe a melhor proposta, e a mais adequada ao seu perfil

3. Garantias e fiadores

O banco pode ainda pedir-lhe garantias adicionais, além da hipoteca que normalmente recai sobre a habitação que foi alvo de crédito. Por exemplo, um fiador. Esta é uma das formas que o banco pode assegurar que será reembolsado do dinheiro que emprestou, em resultado de situações de incumprimento. É importante que analise as várias exigências que lhe serão colocadas.

4. Custo do crédito

O melhor Crédito Habitação é também aquele que vai implicar menos custos, considerando os prazos e os montantes de financiamento. E aqui entram em conta não só as taxas de juro e o valor da mensalidade, como também deve considerar todos os encargos do processo.

E como fazer para conseguir o melhor Crédito Habitação? Assim deve fazer várias simulações, sempre com o mesmo prazo e finalidade de financiamento, comparando todas as opções. E ainda deve pedir também a Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) a cada banco que consultar. Em conclusão, dê uma atenção especial a dois indicadores: a TAEG e o MTIC.

Por fim, para mais informação sobre Crédito Habitação visite o site do Banco de Portugal.

Fale agora com a Twinkloo e fique a saber como garantir um crédito à sua medida.

LIGUEM-ME
GRÁTIS