Como é que as empresas de intermediação de crédito ganham dinheiro?

Mas afinal quem é que paga o serviço de intermediação de crédito?

Afinal, embora possa ser uma boa opção para conseguir poupar tempo e encontrar as melhores soluções, quer perceber de que forma essa decisão poderá afetar as suas contas.

Na realidade, vai depender muito do intermediário de crédito que escolher. Isto porque, o que estabelece como é que os prestadores deste serviço são remunerados, é o facto de serem ou não vinculados a uma instituição que conceda créditos. Explicamos melhor…

Intermediários de crédito vinculados

Os particulares e as empresas de intermediação de crédito que tenham alguma associação a instituições de crédito deverão ser remunerados pelas mesmas. Uma vez que têm um contrato de vinculação e que atuam em nome e sob responsabilidade total destas entidades, serão estas a garantir a sua remuneração.

Isto é válido para as empresas que prestam o serviço de mediação como atividade principal, mas também para os intermediários de crédito autorizados a título acessório, em que o crédito surge como recurso para que o cliente possa adquirir os produtos comercializados. Num caso e no outro, ao serem pagos pelas instituições, não podem cobrar os serviços prestados aos clientes. Além disso, têm também a obrigação de facultar, gratuitamente, informações pré-contratuais, como a FINE.

Intermediários de crédito sem vínculo

Já em relação aos particulares ou às empresas de intermediação de crédito que não têm vínculo a nenhuma instituição de crédito, acontece o contrário. Assim, considerando que os serviços de aconselhamento de crédito são prestados ao cliente, deverá ser celebrado um contrato. Este contrato é entre o intermediário independente e o cliente, e será este a remunerar o trabalho.

Em resultado, ao serem pagos pelo cliente, não podem receber qualquer montante por parte de entidades financeiras. No entanto, os intermediários mantêm a obrigatoriedade de proporcionar informação pré-contratual de forma gratuita.

Por fim, para mais informação sobre Crédito Habitação visite o site do Banco de Portugal.

Fale agora com a Twinkloo e fique a saber como garantir um crédito à sua medida.

LIGUEM-ME
GRÁTIS